Guia LOTRO

 

Termos Essênciais de LOTRO


 A seguir classificamos alguns termos mais usados em MMO (Massively Multiplayer Online Game) e usados em LOTRO (Lord Of The Rings Online™), para facilitar o entendimento das funções de skills em cada classe.

  Class – A "Classe" representa um conjunto específico de habilidades no jogo que determinam a forma como o jogador interage com o mundo, principalmente durante o combate. Os tipos em LOTRO são:



Abreviações - Os players, para facilitar os diálogos, criaram abreviações mais comuns para cada classe a tabela a seguir mostra algumas.



 Char ou char – É uma abreviação usada para definir “Character”, e identificar um personagem de modo generalizado, sem distinção de Classe ou Raça.

 CC – Abreviação de "Crowd Control" (Controlar Multidão) refere-se a um conjunto de magias e habilidades que podem atordoar momentaneamente, paralisar e causar Debuff jogadores. Controle da multidão é essencial quando se trata de grandes grupos de Mobs, fazendo uma classe Isto pode incluir:
  1. Dazes - Habilidade que impede um inimigo de se mover, atacar ou usar quaisquer habilidades, desde que o inimigo não receba dano direto.
  2. Fears - Habilidade que envia um inimigo em uma corrida, impedindo o uso de habilidades.
  3. Roots - Habilidade que prende inimigos no mesmo lugar que estão, mas não impede que o inimigos use habilidades Ranged, Tatical ou Melee.
  4. SnaresSlows - Habilidades que retardam o movimento de um inimigo ou aumentar o tempo de indução de suas skills.
  5. Stun - Habilidade que impede um inimigo de se mover, atacar ou usar quaisquer habilidades.



DPS– "Damage per Second" (Dano por segundo), este termo refere-se a quanto dano está sendo causado a um alvo instantâneo ou em longo prazo. Você vai ver o seu uso para ambos os personagens, como Mobs, NPCs e jogador.

DoT” – “Damage over Time” (Dano por tempo) é uma classe de habilidades que tratam uma quantidade de dano discreto ao longo do tempo, por exemplo, 4 de dano a cada 1 segundo por 12 segundos. Eles são geralmente mais prejudiciais por custo de Power, mas isso é compensado porque o alvo pode morrer no meio do DoT e assim diminuir o dano efetivo por Power. DoTs são geralmente de efeitos sangramento, venenos e feitiços mágicos. DoTs normalmente não irão desencadear efeitos que dependem de um tipo específico de danos, mesmo se o DoT tratar deste tipo de danos.

Hot” – “Healing over Time” (Cura a Longo Tempo) É uma habilidade que cura um companheiro ou vários (Exemplo deste caso na Skill de RK Rune of Restoration e a Skill de LM Improved Inner Flame) para uma quantidade variável de cura por 10 segundo á 300 segundos dependendo de Traits e Skills.

Mitigation” - Mitigation são reduções de Dano Ranged, Melee e Tatical esse último também sendo envolto em Mitigation de Acido, Fogo, Raio, Sombras e Gelo. Seu Character Journal List há o valor base para cada uma dessas três categorias. No entanto, um inimigo cujo nível é mais elevado do que o seu vai diminuir essa chance. Mitigação de danos comum é determinada pelo seu Armour Valour, o seu Migth e quaisquer Traits ou equipamentos que ajuste mitigação.

NPC Mob – Um monstro (ou personagem humanóide), controlado pela Inteligência Artificial no jogo, e nunca por um jogador real. O animal de estimação (Pet) de um Lore-master, monstros ou assistentes em instances.

Dread” – Como o nome já diz “Pavor”. O personagem recebe este status diante de algum Mob muito aterrorizador, em locais muito sombrios ou quando é derrotado. Sua face muda de expressão mostrando medo e seus Atributos, Morale e Skills perdem um pouco dos seus pontos dependendo do Nível de Dread recebido. É um Debuff temporário que some ao sair da área de alcance ou por minutos.

Rez– Ou Ressurect, é a restauração da Morale (e geralmente de Power) a um aliado derrotado. Isto tem benefícios adicionais de o aliado não sofrer de Dread, e o aliado não tem que recuar. Um aliado Rez'd normalmente não recebe todo o seu Morale/Power de volta, e terá de usar outros meios para recuperá-los.

 Buff– Um aumento temporário ou até que deslogue do game para um personagem, geralmente melhora a saúde ou outra estatística que melhora a arma ou dano de ataque mágico. Uma ajuda e tanto nas Instances e quests em grupos.

"Debuff" - Um "Debuff" é uma condição prejudicial que é aplicada a um inimigo. Debuffs podem ter qualquer número de efeitos, de modo a incluir valor de armadura reduzida, DOT, Mitigations reduzidas a tipos específicos de danos e efeitos de CC.



 AoE– Uma "Área de Efeito", que geralmente se refere a uma área onde o ataque, Buff ou Debuff atinge vários alvos. Skills de Lore-master Sticky Tar e Improved Sticky Gourd são um bons exemplos de AoE.

 Tank – Estes seriam as classes com disposição a resistir mais as investidas dos inimigos. Warden como exemplo possui uma resistência a dano tático, à distância e físico mais alta que outras classes fazendo dele um Defensor, protegendo outros jogadores e chamando atenção dos Mobs para si, evitando que personagens com menos resistência seja facilmente derrotados. Essencial em uma fellowship ou Raid para sucesso da instance.

 Off-Tank – Seriam os Tanks com uma resistência a danos tático, a distância e físico mais baixas que o Tank, e possuem menos morale e maior dano de ataque físico. Apesar de também gerarem aggro não resistem muito tempo contra uma grande quantidade de Mob os atacando.

Aggro– Este termo significa à quantidade de "hostilidade" de um jogador tem gerado sobre a multidão. Na maioria das vezes, no combate, uma classe de defesa (Warden ou Guardian) tentará reunir aggro, tanto quanto possível, a fim de manter focado Mobs no Tank, evitando que ataquem os membros do grupo mais vulneráveis. Nota: No LOTRO, aggro é também referido como “Threat” (Ameaça).

Crafting - Pode ser uma definição tanto para um jogador com especialização em criar pergaminhos, comidas, bebidas, armas, roupas, corantes, poções e jóias ou também ou referente a itens criados por um especialista em uma nestas profissões.

 GLFF"Global Looking For Fellowship" Este é um termo em LOTRO que se refere a um CHANNEL de jogador que é acessível digitando /joinchannel glff em sua janela de chat. É muitas vezes usado para encontrar outros jogadores que procuram cooperar contra Mobs, fazer instances, skirmishes ou terminar quests. Para falar com os jogadores em GLFF depois de entrar, simplesmente digite / 1 (backspace em seguida do número), ou se você já se juntou a um canal-jogador criado simplesmente digite / X, onde "X" é o número do novo canal.










Traits e Deeds




A seguir um breve manual explicando o que é as Deeds e Virtudes e qual a utilidade delas para com o personagem.
Para aqueles que são novos no jogo,  esse manual vai ensinar utilizar as Deeds e Virtudes a seu favor.



O que são “Deeds” ?




Deeds são quests especiais que dão como recompensa Virtudes de Raça e Classe, Títulos, Skills e TP (Turbine Points).
 Apos o Primeiro Epílogo do game, onde o personagem se inicia em LOTRO, a partir do nível 10 o jogador ja começa a descobrir algumas Deeds. Geralmente elas são missões de:

  • Slayer - Matar certa quantidade de inimigos;
  • Explorer - Encontrar lugares icônicos no jogo;
  • Racial - Cada Raça tem suas Deeds e sua recompensa, é diferente assim como o objetivo da Deed para cada raça;
  • Class - Essas Deeds são abertas usando suas Skills de Classe, e as completando você recebe uma característica de skill aumentando assim os efeitos ou dano de suas skills relacionadas a essa recompensa;
  • Epic – São as Deeds que seguem a linha do Epic Quests do game, são as quests que te põe para frente no jogo;
  • Instance – Ganhas quando se entra nas instancias do game, as missões dentro de cavernas, resgate ou de proteção
Ex: Inn of the Forsaken (Lone Lands) ou Carn Dûn (Angmar);


  • Skirmishes – São as Deeds ganha em meio a batalha dentro das Skirmishes
Ex: Siege of Gondamon;


  • Social - São as Deeds com relação à Emotes (Os gestos feitos com comando) /cheer, /bow ao chegar no Lv 20 sem nenhuma morte ou mesmo comendo vegetais. Dando títulos honrosos e divertidos como o Titulo “Vegetable Master”.


Há outras deeds, mas essas são as principais e mais “comuns” de se encontrar. As Deeds que dão virtudes geralmente são divididas em 2 níveis: Deed e Advanced Deed. Ao completar o Advanced Deed o personagem ganha um nível da Virtude classificada na Deed atualmente no maximo de 14. 
Só há 2 formas comuns de aumentar Virtudes que são comprando no LOTRO STORE ou fazendo as respectivas deeds.



Achando e Equipando suas Traits.



No teclado use o botão de atalho “J” para encontrar o Painel de “Equiped Traits”. Nesse painel você poderá ver todas as Traits de Virtude, Raça, Classe e Legendary.




A Seguir uma tabela de níveis quais esses Slots são disponibilizados.








As Traits lendárias são conquistadas a partir de um objetivo específico dado pelo mestre de sua respectiva Classe a partir do Nível 39.
Quando você estiver pronto para começar a ganhar traços lendários, encontre o seu treinador de classe. Eles terão três livros para vender (se você tiver dificuldade em encontrar-los, use o "livro" como filtro). Uma vez adquirido, estes três livros não vão aparecer no seu inventário. Em vez disso, eles automaticamente adicionarão as três Deeds Lendárias para o Deed Log.
Para completar essas Deeds você deve encontrar as páginas de cada livro, o que só cai de Mobs humanóides. As quatro primeiras páginas de cada livro caem em Angmar e Eregion, e as quatro páginas finais em Misty Moutain e Forochel.

Utilizando o Bardo você pode modificar a certo custo suas Traits usando a opção Manage Your Traits ao abrir o painel do bardo.
Quando você está perto de um bardo, o mesmo ícone também será exibido em seu mini-mapa:











Escolhendo a Raça


Criar um personagem parece fácil, não é nada muito complexo de início, mas ao decorrer do jogo acaso o jogador não se identifique com o a Raça e Classe torna-se enjoativo permanecer com aquele “char”. Então a seguir uma prévia básica sobre cada Classe e Raça para facilitar na escolha do seu avatar.


O jogador tem a opção de 4 Raças:

As Raças afetam a escolha de sua Classe e cada Raça possui Deeds, Skills e Traits próprias, além de atributos únicos.


Dwarf

Moradores de pedra e mineiros do metal, os anões são um povo valente, resistente à corrupção do Inimigo - mas não para a ganância.
Anões podem ser excelentes guerreiros, exibindo resistência única na batalha e capacidade de criar grandes coisas. Os robustos Anões da Terra-média são conhecidos por sua firme determinação, força saudável, e compromisso com todas as coisas encontradas em lugares profundos do mundo. Viver uma vida secreta em suas casas sob as grandes montanhas, os anões são mineiros experientes e obra de pedra e metal. Eles ficam, em média, de quatro e meio a cinco metros de altura, e viver vidas longas, ocasionalmente atingindo uma idade de 250 anos.

Classes jogáveis: Champion, Guardian, Hunter, Minstrel, Rune-keeper.
Começando na Área: Deep Silver / Ered Luin





Elf

Há muito tempo atrás, os elfos, também conhecido como o "Povo Formoso", congratularam-se as raças mais jovens da Terra-média e aliados com eles quando a necessidade era grande, mas séculos de guerra, sofrimento, traição e tê-los feito ferozmente protetor de sua reclusão.
Alto, forte, justo e gracioso. Elfos têm sentidos aguçados e uma afinidade profunda para a beleza do mundo natural. Ao longo dos séculos, as ações e lutas das raças nobres elfos foram entrelaçados com a história da Terra-média. Elfos não envelhecem como as outras raças - há Elfos no exterior na Terra-média que hoje ainda se lembra sua juventude na Primeira Era. Eles se lembram muito bem a devastação causada pelas marés do mal que uma vez que escureceram a terra - uma sombra que ameaça a fazê-lo mais uma vez. Em épocas passadas, os elfos divididos em muitos grupos diferentes, e se estabeleceram em toda a Terra-média, principalmente nos reinos antigos de floresta onde ainda vivem.

Classes jogáveis: Champion, Guardian, Hunter, Lore-master, Minstrel, Rune-keeper, Warden.
Começando na Área: Edhelion / Ered Luin





Hobbit

Mais feliz quando desfruta de uma vida simples, com seis refeições por dia, Hobbit é uma raça sólida e confiável quando chamado à ação.
Há poucas obras gravadas de Hobbits até o final da Terceira Idade da Terra-média, que é apenas a maneira Hobbit de ser. Eles são um povo simples e tranqüilo, preferindo morar em buracos nas encostas e em torno da terra conhecida como The Shire. Essa gente pequena aproveita os fins pacíficos de agricultura, alimentação e dar presentes, em vez de se preocuparem com assuntos perigosos do resto da Terra-média.
Nesses dias sombrios, no entanto, é os modestos Hobbits, com sua inteligência, muitas vezes surpreendente tanto em palavra e ação, que terão o maior impacto na guerra entre os povos livres da Terra-média.

​​ Classes jogáveis: Burglar, Guardian, Hunter, Minstrel, Warden.
Começando na Área: Green Hill Country / Archet / Little Delving.





Men

Não vivem muito como os elfos, resistentes como anões, ou resililênte como Hobbits, a raça do homem é conhecida pela sua coragem e desenvoltura.
A Raça do Homem tem vida mais curta das raças da Terra-média, mas é também a raça destinada a governar nos próximos anos além da Terceira Era. Sua mortalidade foi considerada um presente original, mas com o tempo tornou-se conhecido como "A Maldição dos Homens" e fonte de lamentação. Homens e mulheres são capazes de grande coragem e honra, mas eles também podem facilmente cair em engano, ambição e traição.

Classes jogáveis: Burglar, Captain, Champion, Guardian, Hunter, Lore-master, Minstrel, Warden.
Começando na Área: Archet.








Escolhendo a Classe

 O jogador tem a opção de 9 Classes:

São as Classes que determina suas habilidades e competências durante toda a sua carreira de aventuras, e também afetas profundamente seus Status, ações, e os equipamentos disponíveis para você.
A tabela abaixo mostra a classificação de prioridade útil das classes em Fellowship e Raid.

Exemplo: O Guardian pode ser Dps, mas sua eficácia em uma Fellowship ou Raid está em ser Tank para proteger os membros do grupo por ter alta morale e resistências. Recomendado ser Secundário apenas em Instances Solo ou Quests cotidianas, por serem mais simples.

Funções das Classes:
P = Primário e S = Secundário.
* Personagens desbloqueados comprados  na LOTRO STORE individualmente ou aconpanhados com o Pack Moria.







Guardian



O Guardian é um protetor dos fraco e defensor dos necessitados. Ele é capaz de suportar golpes poderosos e retaliar na mesma moeda. O Guardian está sempre à frente de batalha, protegendo seus aliados dos golpes de seus inimigos

Grupo: Como um Tank, o Guardian está na linha de frente tomando diretamente à ira dos inimigos e mantendo a atenção dos Mobs (aggro\Threat). Isso permite que os membros do grupo tomem a liberdade para realizar seus trabalhos sem tomar hits que seria devastador para eles. O Guardian também tem habilidades reativas que só podem ser usados ​​depois de bloquear ou esquivar de ataques.
Administrar aggro com os benefícios substanciais de classe e atributos específicos (isto é, a posição de aumentar Threat, e uma variedade de "gritos" para recuperar aggro, etc.), mas ao contrário de outros MMORPGs tradicionais com a mecânica da mesma classe, em aggro LOTRO precisa ser cuidadosamente construída. Para este fim, o Guardian não deve se concentrar apenas em + Morale / Vitality / Armor e Traits, mas também em + Might, uma vez que irá aumentar sua produção de dano (que, portanto, aumentar sua aggro\Threat), bem como a sua capacidade de bloqueio.

Solo: O Guardian é uma classe boa solando, com capacidade de sobrevivência superior, mas com um menor dano pode demorar um pouco mais do que para algumas outras classes finalizar um Mob. Guardian que quiser Dps melhorado pode mudar para o modo Overpower (Skill de nível 10) e equipar uma arma de duas mãos. Overpower aumenta o dano, mas sacrifica o uso de escudos. Overpower Guardian pode então usar alguns movimentos específicos de postura e também manter importantes trocam o vantagens. A questão com um Overpower pode ser o gerenciamento de Power, um problema que só pode ocorrer raramente no uso do escudo, Sendo tradicional o uso armas de uma mão e escudo.



Siga o Link para ver as Habilidades relacionadas ao Guardian na LOTRO Wiki.




Warden



Armados com lanças e dardos como suas armas de escolha, Warden usam um sistema de Gambit para executar ataques de combinação poderosa nas linhas de frente. Ao contrário de outros tanques, o Warden usa uma armadura média e, como tal, depende de auto-cura, além de bloqueio e evasão. Wardens são excelentes segurando aggro em numerosos Mobs de uma só vez através do uso de provocações AoE e a transferência de ameaça longe dos outros. A maioria das habilidades do Warden está na forma de Gambits, que levam três elementos básicos chamados de gambit-builders (MH ataque corpo a corpo, OH ataque com escudo e Ranged taunt) e combinar até cinco construções para criar movimentos maiores do que a soma de suas partes esses chamados de GambitsO Warden tem Gambits que aplicam DoT construídos com 2, 3, 4 e 5 Gambits Default, o que significa que de quanto mais Gambits Default for feito o Gambit usado mais forte o DoT dele é (um Gambit de 2 é menos forte que um de 3.

Além disso, o bônus específico “dado pelos gambit-builders e habilidades Gambitvaria dependendo de qual das três posições o Warden está usando (Determination para Tank, Assailment para Ranged Dps, e Recklessness para Dps corpo a corpo). O sistema Gambit parece confuso no início, mas os jogadores rapidamente se familiarizam com ele.

Os Wardens devem se concentrar nos atributos Vitality e Might ao escolher quais armaduras e jóias usarão (talvez Agility se você estiver focando em Ranged DPS), mas ainda sim focando principalmente em vitalidade. Vitalidade é essencial para Morale, bem como a Mitigation. Embora o Dps do Warden seja relativamente baixa, Might é importante, porque aumenta a Physical Mitigation, taxa do bloqueio e danos moderados, o que equivale a ameaça extra. Wardens de nível 75 precisam ser cautelosos com o aumentando de Vitality puro à custa da Mitigation. Em níveis mais baixos Mitigations não são tão importantes e desde que você use seus equipamentos corretamente não deve haver nenhum problema.

Grupos: Wardens são principalmente tanques. Eles também podem fornecer interrupções, moderados DPS e DoTs. Alternar entre um papel mais eficaz pode demorar um pouco, devido à natureza do sistema de Gambit, que constrói os movimentos recentes sobre o outro.

Solo: Wardens tem um DPS baixo, mas eficaz em aventura solo, fazendo as lutas contra vários Mobs longa mas tranqüila devido a alta defesa. Basicamente o que um Warden DPS faz é se focar no dano de DoT e dar renovação neles de tempos em tempos para evitar que o alvo perca o Debuff. Ao longo do tempo esta tática dá um dano considerável se o Warden estiver devidamente traitado para DPSWardens tem um Buff que quando ativo altera a velocidade de corrida, que só funciona fora de combate. Eles também podem transportar (Travel) como um Hunter, mas não pode levar ninguém com eles.

 Desbloqueio desta Classe ao custo de 795 Turbine Points (TP) da LOTRO STORE, mesmo sendo VIP. Vem incluído com a Expansão Minas de Moria.



Siga o Link para ver as Habilidades relacionadas ao Warden na LOTRO Wiki.




Champion



O Champion é o guerreiro consumado, incansável na batalha. Seu fervor lhe permite fazer ataques cada vez mais poderosos. O Champion é excelente em combate corpo a corpo e pode absorver a punição com a sua armadura pesada.


Fervour: Neste caso, o fervor se refere ao sistema pip Fervour ao contrário da Fervour Stance. Fervor é exigido, além de Power para ataques mais poderosos do campeão. Ao entrar em combate, o campeão não terá fervor. Usando suas habilidades, tais como Wild Attack e Swift Strike, ele pode acumular até cinco pips fervor em um tempo que pode ser gasto em habilidades como Brutal Strikes ou Blade-Storm. Habilidades que requerem pips fervor têm diferentes custos, de tão pouco como um ponto para Clobber a tanto quanto cinco pontos Horn of Gondor.

Stances: O Champion geralmente tem habilidades com os custos de energia muito altas, mas possui apenas um pool de energia modesto. Sem uma alta taxa de regeneração de energia de combate, ele literalmente ficar sem energia em menos de um minuto. Felizmente, o Champion tem acesso a várias Stances, todos que aumentar substancialmente a sua regeneração de energia em combate e conceder-lhe fervor adicional pips em poucos segundos. Cada posição tem seus próprios benefícios exclusivos e desvantagens.

Fervour: É a postura que o campeão vai usar para um único alvo DPS em grupo. Ele remove a sua capacidade de bloqueio, desviar ou evadir. Em troca dessas penalidades, danos do Champion são muito maiores, a sua regeneração de energia em combate torna-se alto o suficiente para tornar o consumo de energia de um não-problema, e ele recebe 1 fervor pip para cada 5 segundos que ele se permanece em combate. Com cinco traços adicionados na linha de Berserker, fervor gera uma pip a cada 4 segundos.

Ardour: É a postura que o campeão vai usar para AoE DPS em grupo. Ele aumenta sua regeneração de energia em combate, em menor grau do que Fervour, Blade Line reduz o custo energia e Threat, e reduz o tempo de recarga do Great Cleave e Improved Great Cleave. Blade-wall irá gerar um fervor, e vai gerar 2 fervor se Stalwart Blade é equipado. Enquanto no Ardour, o Champion gera 1 fervor para cada 9 segundos que ele permanece em combate.

Glory: É o Champion de tankar. Já que tankar no Fervour ou Ardour simplesmente não é uma opção. Ele aumenta sua regeneração de energia em combate, em menor grau do que Fervor e Ardour, e aumenta sua taxa de defesa crítica. O tempo de recarga do Hedge é reduzida de 3 minutos para 30 segundos. Os cooldowns de Órtese Attack, Adamant e Invincible também são reduzidos. Enquanto em Glory, o Champion gera 1 fervor para cada 12 segundos, que ele se permanece em combate.

Grupos: O papel principal do Champion em uma Fellowship é infligir danos a vários alvos ao mesmo tempo e interromper habilidades sendo canalizadas pelos Mobs com Clobber. Ele também tem habilidades projetadas para tankar, permitindo-lhe desempenhar o papel de um off-tank ou mesmo tanque principal da Fellowship em combates mais fáceis e Raids. Quando ele tiver alguma emergência em controle de multidões (CC) pode usar Horn of Gondor e Champion Horns. CC não é um de seus papéis principal ou secundário em um Fellowship.

Solo: O Champion é capaz de derrotar grupos de monstros padrão com grande eficiência, tornando-o um dos mais fáceis para as Classes de alto nível. Sua combinação de alta produção AoEs acima da média, único alvo DPS e armadura pesada faz dele um personagem criação ideal para a aquisição de couro (Hides) ou itens de reputação. Enquanto mantém seu equipamento atualizado conforme ele evolui de nível, o Champion pode tipicamente envolver três ou mais oponentes em níveis regulares de uma vez ou até dois adversários acima disso. Sobre Elite Mobs, geralmente representam um desafio significativo para o Champion, já que sua capacidade de sobreviver a um encontro longo é bastante limitada pelas desvantagens de  Fervour Stance e sua falta geral de CC ou habilidades de cura. Selecionar traços a partir da linha The Martial Champion muitas vezes permite o campeão a derrotar adversários de Elite que ele não teria sido capaz de derrotar sozinho.






Siga o Link para ver as Habilidades relacionadas ao Champion na LOTRO Wiki.














Nenhum comentário: