Termos Essênciais de LOTRO
A seguir classificamos alguns termos mais usados em MMO (Massively Multiplayer Online Game) e usados em LOTRO (Lord Of The Rings Online™), para facilitar o entendimento das funções de skills em cada classe.
“Class” – A "Classe" representa um conjunto específico de habilidades no jogo que determinam a forma como o jogador interage com o mundo, principalmente durante o combate. Os tipos em LOTRO são:
“Abreviações” - Os players, para facilitar os diálogos, criaram abreviações mais comuns para cada classe a tabela a seguir mostra algumas.
“Char ou char” – É uma abreviação usada para definir “Character”, e identificar um personagem de modo generalizado, sem distinção de Classe ou Raça.
“CC” – Abreviação de "Crowd Control" (Controlar Multidão) refere-se a um conjunto de magias e habilidades que podem atordoar momentaneamente, paralisar e causar Debuff jogadores. Controle da multidão é essencial quando se trata de grandes grupos de Mobs, fazendo uma classe Isto pode incluir:
- Dazes - Habilidade que impede um inimigo de se mover, atacar ou usar quaisquer habilidades, desde que o inimigo não receba dano direto.
- Fears - Habilidade que envia um inimigo em uma corrida, impedindo o uso de habilidades.
- Roots - Habilidade que prende inimigos no mesmo lugar que estão, mas não impede que o inimigos use habilidades Ranged, Tatical ou Melee.
- Snares / Slows - Habilidades que retardam o movimento de um inimigo ou aumentar o tempo de indução de suas skills.
- Stun - Habilidade que impede um inimigo de se mover, atacar ou usar quaisquer habilidades.
“DPS” – "Damage per Second" (Dano por segundo), este termo refere-se a quanto dano está sendo causado a um alvo instantâneo ou em longo prazo. Você vai ver o seu uso para ambos os personagens, como Mobs, NPCs e jogador.
“DoT” – “Damage over Time” (Dano por tempo) é uma classe de habilidades que tratam uma quantidade de dano discreto ao longo do tempo, por exemplo, 4 de dano a cada 1 segundo por 12 segundos. Eles são geralmente mais prejudiciais por custo de Power, mas isso é compensado porque o alvo pode morrer no meio do DoT e assim diminuir o dano efetivo por Power. DoTs são geralmente de efeitos sangramento, venenos e feitiços mágicos. DoTs normalmente não irão desencadear efeitos que dependem de um tipo específico de danos, mesmo se o DoT tratar deste tipo de danos.
“Hot” – “Healing over Time” (Cura a Longo Tempo) É uma habilidade que cura um companheiro ou vários (Exemplo deste caso na Skill de RK Rune of Restoration e a Skill de LM Improved Inner Flame) para uma quantidade variável de cura por 10 segundo á 300 segundos dependendo de Traits e Skills.
“Mitigation” - Mitigation são reduções de Dano Ranged, Melee e Tatical esse último também sendo envolto em Mitigation de Acido, Fogo, Raio, Sombras e Gelo. Seu Character Journal List há o valor base para cada uma dessas três categorias. No entanto, um inimigo cujo nível é mais elevado do que o seu vai diminuir essa chance. Mitigação de danos comum é determinada pelo seu Armour Valour, o seu Migth e quaisquer Traits ou equipamentos que ajuste mitigação.
“NPC / Mob” – Um monstro (ou personagem humanóide), controlado pela Inteligência Artificial no jogo, e nunca por um jogador real. O animal de estimação (Pet) de um Lore-master, monstros ou assistentes em instances.
“Dread” – Como o nome já diz “Pavor”. O personagem recebe este status diante de algum Mob muito aterrorizador, em locais muito sombrios ou quando é derrotado. Sua face muda de expressão mostrando medo e seus Atributos, Morale e Skills perdem um pouco dos seus pontos dependendo do Nível de Dread recebido. É um Debuff temporário que some ao sair da área de alcance ou por minutos.
“Rez” – Ou Ressurect, é a restauração da Morale (e geralmente de Power) a um aliado derrotado. Isto tem benefícios adicionais de o aliado não sofrer de Dread, e o aliado não tem que recuar. Um aliado Rez'd normalmente não recebe todo o seu Morale/Power de volta, e terá de usar outros meios para recuperá-los.
“Buff” – Um aumento temporário ou até que deslogue do game para um personagem, geralmente melhora a saúde ou outra estatística que melhora a arma ou dano de ataque mágico. Uma ajuda e tanto nas Instances e quests em grupos.
"Debuff" - Um "Debuff" é uma condição prejudicial que é aplicada a um inimigo. Debuffs podem ter qualquer número de efeitos, de modo a incluir valor de armadura reduzida, DOT, Mitigations reduzidas a tipos específicos de danos e efeitos de CC.
“AoE” – Uma "Área de Efeito", que geralmente se refere a uma área onde o ataque, Buff ou Debuff atinge vários alvos. Skills de Lore-master Sticky Tar e Improved Sticky Gourd são um bons exemplos de AoE.
“Tank” – Estes seriam as classes com disposição a resistir mais as investidas dos inimigos. Warden como exemplo possui uma resistência a dano tático, à distância e físico mais alta que outras classes fazendo dele um Defensor, protegendo outros jogadores e chamando atenção dos Mobs para si, evitando que personagens com menos resistência seja facilmente derrotados. Essencial em uma fellowship ou Raid para sucesso da instance.
“Off-Tank” – Seriam os Tanks com uma resistência a danos tático, a distância e físico mais baixas que o Tank, e possuem menos morale e maior dano de ataque físico. Apesar de também gerarem aggro não resistem muito tempo contra uma grande quantidade de Mob os atacando.
“Aggro” – Este termo significa à quantidade de "hostilidade" de um jogador tem gerado sobre a multidão. Na maioria das vezes, no combate, uma classe de defesa (Warden ou Guardian) tentará reunir aggro, tanto quanto possível, a fim de manter focado Mobs no Tank, evitando que ataquem os membros do grupo mais vulneráveis. Nota: No LOTRO, aggro é também referido como “Threat” (Ameaça).
“Crafting” - Pode ser uma definição tanto para um jogador com especialização em criar pergaminhos, comidas, bebidas, armas, roupas, corantes, poções e jóias ou também ou referente a itens criados por um especialista em uma nestas profissões.
“GLFF” – "Global Looking For Fellowship" Este é um termo em LOTRO que se refere a um CHANNEL de jogador que é acessível digitando /joinchannel glff em sua janela de chat. É muitas vezes usado para encontrar outros jogadores que procuram cooperar contra Mobs, fazer instances, skirmishes ou terminar quests. Para falar com os jogadores em GLFF depois de entrar, simplesmente digite / 1 (backspace em seguida do número), ou se você já se juntou a um canal-jogador criado simplesmente digite / X, onde "X" é o número do novo canal.
Traits e Deeds
A seguir um breve manual explicando o que é as Deeds e Virtudes e qual a utilidade delas para com o personagem.
Para aqueles que são novos no jogo, esse manual vai ensinar utilizar as Deeds e Virtudes a seu favor.
O que são “Deeds” ?
Deeds são quests especiais que dão como recompensa Virtudes de Raça e Classe, Títulos, Skills e TP (Turbine Points).
Apos o Primeiro Epílogo do game, onde o personagem se inicia em LOTRO, a partir do nível 10 o jogador ja começa a descobrir algumas Deeds. Geralmente elas são missões de:
- “Slayer” - Matar certa quantidade de inimigos;
- “Explorer” - Encontrar lugares icônicos no jogo;
- “Racial” - Cada Raça tem suas Deeds e sua recompensa, é diferente assim como o objetivo da Deed para cada raça;
- “Class” - Essas Deeds são abertas usando suas Skills de Classe, e as completando você recebe uma característica de skill aumentando assim os efeitos ou dano de suas skills relacionadas a essa recompensa;
- “Epic” – São as Deeds que seguem a linha do Epic Quests do game, são as quests que te põe para frente no jogo;
- “Instance” – Ganhas quando se entra nas instancias do game, as missões dentro de cavernas, resgate ou de proteção
- “Skirmishes” – São as Deeds ganha em meio a batalha dentro das Skirmishes
- “Social” - São as Deeds com relação à Emotes (Os gestos feitos com comando) /cheer, /bow ao chegar no Lv 20 sem nenhuma morte ou mesmo comendo vegetais. Dando títulos honrosos e divertidos como o Titulo “Vegetable Master”.
Há outras deeds, mas essas são as principais e mais “comuns” de se encontrar. As Deeds que dão virtudes geralmente são divididas em 2 níveis: Deed e Advanced Deed. Ao completar o Advanced Deed o personagem ganha um nível da Virtude classificada na Deed atualmente no maximo de 14.
Só há 2 formas comuns de aumentar Virtudes que são comprando no LOTRO STORE ou fazendo as respectivas deeds.
Só há 2 formas comuns de aumentar Virtudes que são comprando no LOTRO STORE ou fazendo as respectivas deeds.
Achando e Equipando suas Traits.
No teclado use o botão de atalho “J” para encontrar o Painel de “Equiped Traits”. Nesse painel você poderá ver todas as Traits de Virtude, Raça, Classe e Legendary.
As Traits lendárias são conquistadas a partir de um objetivo específico dado pelo mestre de sua respectiva Classe a partir do Nível 39.
Quando você estiver pronto para começar a ganhar traços lendários, encontre o seu treinador de classe. Eles terão três livros para vender (se você tiver dificuldade em encontrar-los, use o "livro" como filtro). Uma vez adquirido, estes três livros não vão aparecer no seu inventário. Em vez disso, eles automaticamente adicionarão as três Deeds Lendárias para o Deed Log.
Para completar essas Deeds você deve encontrar as páginas de cada livro, o que só cai de Mobs humanóides. As quatro primeiras páginas de cada livro caem em Angmar e Eregion, e as quatro páginas finais em Misty Moutain e Forochel.
Para completar essas Deeds você deve encontrar as páginas de cada livro, o que só cai de Mobs humanóides. As quatro primeiras páginas de cada livro caem em Angmar e Eregion, e as quatro páginas finais em Misty Moutain e Forochel.
Utilizando o Bardo você pode modificar a certo custo suas Traits usando a opção “Manage Your Traits” ao abrir o painel do bardo.
Quando você está perto de um bardo, o mesmo ícone também será exibido em seu mini-mapa:
O jogador tem a opção de 9 Classes:
Escolhendo a Raça
Criar um personagem parece fácil, não é nada muito complexo de início, mas ao decorrer do jogo acaso o jogador não se identifique com o a Raça e Classe torna-se enjoativo permanecer com aquele “char”. Então a seguir uma prévia básica sobre cada Classe e Raça para facilitar na escolha do seu avatar.
O jogador tem a opção de 4 Raças:
As Raças afetam a escolha de sua Classe e cada Raça possui Deeds, Skills e Traits próprias, além de atributos únicos.
Dwarf
Moradores de pedra e mineiros do metal, os anões são um povo valente, resistente à corrupção do Inimigo - mas não para a ganância.
Anões podem ser excelentes guerreiros, exibindo resistência única na batalha e capacidade de criar grandes coisas. Os robustos Anões da Terra-média são conhecidos por sua firme determinação, força saudável, e compromisso com todas as coisas encontradas em lugares profundos do mundo. Viver uma vida secreta em suas casas sob as grandes montanhas, os anões são mineiros experientes e obra de pedra e metal. Eles ficam, em média, de quatro e meio a cinco metros de altura, e viver vidas longas, ocasionalmente atingindo uma idade de 250 anos.
Classes jogáveis: Champion, Guardian, Hunter, Minstrel, Rune-keeper.
Começando na Área: Deep Silver / Ered Luin
Elf
Há muito tempo atrás, os elfos, também conhecido como o "Povo Formoso", congratularam-se as raças mais jovens da Terra-média e aliados com eles quando a necessidade era grande, mas séculos de guerra, sofrimento, traição e tê-los feito ferozmente protetor de sua reclusão.
Alto, forte, justo e gracioso. Elfos têm sentidos aguçados e uma afinidade profunda para a beleza do mundo natural. Ao longo dos séculos, as ações e lutas das raças nobres elfos foram entrelaçados com a história da Terra-média. Elfos não envelhecem como as outras raças - há Elfos no exterior na Terra-média que hoje ainda se lembra sua juventude na Primeira Era. Eles se lembram muito bem a devastação causada pelas marés do mal que uma vez que escureceram a terra - uma sombra que ameaça a fazê-lo mais uma vez. Em épocas passadas, os elfos divididos em muitos grupos diferentes, e se estabeleceram em toda a Terra-média, principalmente nos reinos antigos de floresta onde ainda vivem.
Classes jogáveis: Champion, Guardian, Hunter, Lore-master, Minstrel, Rune-keeper, Warden.
Começando na Área: Edhelion / Ered Luin
Hobbit
Mais feliz quando desfruta de uma vida simples, com seis refeições por dia, Hobbit é uma raça sólida e confiável quando chamado à ação.
Há poucas obras gravadas de Hobbits até o final da Terceira Idade da Terra-média, que é apenas a maneira Hobbit de ser. Eles são um povo simples e tranqüilo, preferindo morar em buracos nas encostas e em torno da terra conhecida como The Shire. Essa gente pequena aproveita os fins pacíficos de agricultura, alimentação e dar presentes, em vez de se preocuparem com assuntos perigosos do resto da Terra-média.
Nesses dias sombrios, no entanto, é os modestos Hobbits, com sua inteligência, muitas vezes surpreendente tanto em palavra e ação, que terão o maior impacto na guerra entre os povos livres da Terra-média.
Classes jogáveis: Burglar, Guardian, Hunter, Minstrel, Warden.
Começando na Área: Green Hill Country / Archet / Little Delving.
Men
Não vivem muito como os elfos, resistentes como anões, ou resililênte como Hobbits, a raça do homem é conhecida pela sua coragem e desenvoltura.
A Raça do Homem tem vida mais curta das raças da Terra-média, mas é também a raça destinada a governar nos próximos anos além da Terceira Era. Sua mortalidade foi considerada um presente original, mas com o tempo tornou-se conhecido como "A Maldição dos Homens" e fonte de lamentação. Homens e mulheres são capazes de grande coragem e honra, mas eles também podem facilmente cair em engano, ambição e traição.
Classes jogáveis: Burglar, Captain, Champion, Guardian, Hunter, Lore-master, Minstrel, Warden.
Começando na Área: Archet.
Escolhendo a Classe
São as Classes que determina suas habilidades e competências durante toda a sua carreira de aventuras, e também afetas profundamente seus Status, ações, e os equipamentos disponíveis para você.
A tabela abaixo mostra a classificação de prioridade útil das classes em Fellowship e Raid.
Exemplo: O Guardian pode ser Dps, mas sua eficácia em uma Fellowship ou Raid está em ser Tank para proteger os membros do grupo por ter alta morale e resistências. Recomendado ser Secundário apenas em Instances Solo ou Quests cotidianas, por serem mais simples.
Funções das Classes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário